segunda-feira, 31 de outubro de 2011



Sistema Respiratório - Curiosidades:


Gripe e resfriado são a mesma coisa?

A gripe, causada pelo vírus da influenza, costuma ser classificada separadamente do resfriado comum, caracterizando-se por um quadro de infecção das vias aéreas superiores com maior repercussão clínica. Pode apresentar-se com febre alta, prostração, mialgia e calafrios. Os sintomas de coriza, tosse e faringite podem ficar em segundo plano frente às manifestações sistêmicas mais intensas. Febre, diarréia, vômitos e dor abdominal são comuns em crianças mais jovens. Tosse e fadiga podem durar várias semanas.

Como prevenir?

Cuidar da higiene das mãos de familiares, ou outras pessoas com infecção respiratória viral;

Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória;

Dormir em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa);

Usar agasalho quando sair ao ar livre;

Evitar o acúmulo de poeira em casa;

Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.

Algumas recomendações importantes

O uso de antimicrobiano não combate a infecção viral, não previne complicação bacteriana e poder causar efeitos adversos.

Da mesma forma os antitussígenos ou anti-histamínicos.

Em caso de dificuldade respiratória, febre alta, prostração, secreção nasal purulenta por mais de 10 dias, otalgia, ou tosse persistente por mais de 10 dias, procurar atendimento médico.

Fonte: * chasqueweb.ufrgs.br


Alergias Respiratórias

Poeira doméstica, fungos, pêlos de animais, fumaça e odores fortes, como cola de sapateiro e perfumes, são alguns entre tantos outros diferentes agentes externos, denominados alérgenos, que provocam reações alérgicas do nosso organismo. Desta forma, podem ocorrer diversas manifestações, comumente apresentadas como rinite ou asma brônquica.

Rinite

A rinite é um processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.

Asma ou Bronquite

Esta reação aos alérgenos causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar.

Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também contribuem para desencadear uma crise alérgica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário