quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Fungo Amanita muscaria

Fungos venenosos

Há fungos tóxicos e venenosos, como por exemplo a espécie Amanita muscaria. Dependendo da quantidade que os cogumelos dessa espécie são ingeridos são capazes de causar alterações no sistema nervoso.De acordo com a espécie e quantidade ingeridos do fungo há possibilidades de causar até a morte.Há também os cogumelos alucinógenos ou seja,que causam alucinações,delírios.

Fungos Decompositores
Os decompositores (ou saprófitas) são fungos que se nutrem da matéria orgânica do corpo de organismos mortos (ou de partes que podem se destacar de um organismo, como pele, folhas e frutas que caem no solo), provocando a sua decomposição. Certos fungos, por exemplo, causam o apodrecimento de frutas ou de restos de vegetais e animais.

terça-feira, 24 de agosto de 2010


Fungo Puccinia Graminis

FERRUGEM NAS PLANTAS

Muitas espécies de plantas são atacadas pela doença mais conhecida como ferrugem, mas embora o nome seja o mesmo, muitas vezes o agente causador da ferrugem não é o mesmo em se tratando de plantas distintas. Por exemplo, a ferrugem branca do crisântemo é causada pelo fungo Puccinia Horiana Sphenospora kevorkianii. Entre as grandes culturas alimentícias destaca-se a ferrugem-do-colmo do trigo, causada por Puccinia graminis, e a ferrugem asiática da soja, causada por Phakopsora pachyrhizi, entretanto existem outras espécies de fungos que causam ferrugens em café, roseira, milho, capim-limão, pessegueiro, goiabeira, macieira e jabuticabeira, entre tantos outros.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


Fungo Penicillium notaum

Fungos nos remédios :Penicilina


O fungo Penicillium notatum é muito útil ao homem. Ele produz a penicilina, um antibiótico usado para combater infecções causadas por bactérias. O primeiro médico a descobrir o uso da penicilina foi o inglês Alexander Fleming em 1928, fato que revolucionou a medicina da época. Interessante foi como se deu essa descoberta: Fleming estava pesquisando microorganismos e deixou uma cultura de bactérias numa placa de vidro para observar o seu desenvolvimento. Chegou a sair de férias por alguns dias e, quando voltou, percebeu que as bactérias não tinham se desenvolvido como esperava. Notou que um tipo de fungo havia aparecido e que no local em que eles haviam se desenvolvido não haviam crescido bactérias. Era o primeiro passo para a produção dos antibióticos. Graças a seus estudos com fungos, Fleming ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1945. Cuidado com eles. Apesar da utilidade de alguns cogumelos e levedos, especialmente da penicilina, outros tipos de fungos podem ser bem nocivos para o homem, causando doenças e grandes estragos nas plantações. Alguns fungos são responsáveis por alergias como rinite, bronquite e asma. Certas doenças de pele, como as micoses (frieiras), também são provocadas por fungos. Algumas micoses afetam também os animais e, em geral, atacam a pele, os pêlos e as mucosas, como o 'sapinho'. Também podem ser agentes de infecções mais graves, afetando órgãos internos, como o pulmão. Nas plantações, os fungos podem dizimar uma colheita, acarretando prejuízos consideráveis na economia. A ferrugem, por exemplo, é uma praga causada por fungos que pode destruir culturas de café, milho, feijão etc. Os fungos também atacam gramíneas nas pastagens e até rações, nesse caso, interferindo na criação do gado.

Fungos na cerveja e no vinho:

Duas das bebidas mais populares do mundo, o vinho e a cerveja, contam com uma 'mãozinha' dos fungos no processo de fabricação. O vinho é feito a partir
de uvas. Extrai-se o suco da fruta e misturam-se levedos, um tipo de fungo. Os levedos alimentam-se do açúcar da fruta e produzem gás carbônico e álcool etílico – processo chamado fermentação. É isto o que dá o teor alcoólico da bebida. O mesmo acontece na cerveja. A diferença é que, em vez da uva, o alimento dos levedos é o açúcar do malte.
Site de pesquisa :http://www.klicknet.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-744-3389-,00.html

terça-feira, 10 de agosto de 2010


Fungos nos alimentos:pão


Os fungos e leveduras que formam o bolor que cobre alimentos armazenados de forma inadequada podem não ser inofensivos. Uma nutricionista explica por que seu consumo não é recomendado. Sim e não. Formado por fungos e leveduras, o bolor é o nome vulgar dado somente à textura esbranquiçada, esverdeada ou mesmo enegrecida que se desenvolve na superfície dos alimentos, quando são armazenados de maneira inadequada, ficam expostos ao ambiente ou mesmo sob refrigeração.

Essa substância até poderia ser considerada inócua, mas, como em casa, nos restaurantes ou em outros locais de venda ou conservação de alimentos não temos como saber quais as espécies de organismos que se desenvolvem nos alimentos, não se pode considerar esse bolor inofensivo.

Além disso, quando um fungo se expõe na superfície do alimento, é porque sua colônia já está bem desenvolvida no interior do mesmo, e é lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas – que variam de acordo com a espécie do fungo.
Doença causada por fungos:sapinho


O sapinho, ou monilíase, é uma infecção fúngica bucal. É causada por um fungo semelhante a uma levedura, Candida albicans, que também pode provocar assadura e vaginite. O sapinho é geralmente visto em crianças com menos de seis meses. Em crianças mais velhas, é muito menos comum e sua ocorrência pode indicar uma doença grave, como uma deficiência imunológica.
O sapinho aparece como pontos brancos, escamosos, semelhantes a queijo, que cobrem toda ou parte da língua e das gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios. Esses pontos não saem facilmente. Quando se cutuca ou arranha esses pontos, forma-se uma área vermelha e inflamada que pode sangrar. Os coalhos de leite parecem sapinho, mas saem facilmente sem deixar a área machucada. A dor do sapinho pode interferir na alimentação. Pode fazer com que seu bebê perca o apetite.
O sapinho geralmente não causa maiores complicações, mas deve ser tratado para evitar uma infecção longa e crônica. Se a dor da infecção impedir que seu bebê tome uma quantidade suficiente de líquidos, é necessário um tratamento drástico. A alimentação insuficiente pode comprometer as necessidades de hidratação e nutrientes. Se estiver amamentando seu bebê, é possível que ele transmita o sapinho para um ou ambos os bicos do seio. Os bicos dos seios com sapinho ficarão vermelhos, inchados e sensíveis e poderão rachar. Também pode haver coceira, escamação e ardência.
Se o sapinho for acompanhado de febre, tosse ou problemas estomacais, consulte seu médico. Podem ser sinais de um sistema imunológico comprometido.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fungos:




Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.


Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.



A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.



Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

Nome cientifico:Panthera onca

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Projeto copa:Foram pesquisadas as reservas ambientais de alguns países que participaram da copa.

Costa do Marfim


O Parque Nacional do Comoé é uma reserva ambiental da Costa do Marfim que visa proteger da exztinção vários espécimes, mas esquece de proteger os elefantes, porém isso é de propósito, já que o marfim é o principa

O parque é o mais antigo de toda a África Ocidental, foi fundada na época do chapéu, mas ter esse status não significa nada, primeiro por que só existem mais outros dois parques nacionais em toda Costa do Marfim e segundo por que a Reserva de Comoé está abandonada mesmo e num caos absoluto.

O primeiro nome da região foi Reserva da Bouma por que o fundador do parque, era um otaku fã de hentai e colocou o nome de sua personagem favorita de Dragon Ball no parque. Depois que a UNESCO passou a considerar o parque Patrimônio Mundial do Desmatamento da Humanidade, decidiram mudar o nome para algo mais africano, mas o presidente do parque era mesmo surdo e no dia do anúncio do novo nome apenas gritou:"como é que é?"

Atualmente a reserva está abandonada a própria sorte e daqui a pouco ela se integrará ao Deserto do Saara.

l produto de exportação do país.
Espanha

O Parque Nacional de Doñana é uma área isolada composta por matagais, selvas e água, onde vivem animais extremamente perigosos, como o mafagafo selvagem (uma espécie rara). Ele fica bem no fim da Espanha, quase que na África. Por ser o local mais afastado da Europa e mais próximo do continente selvagem, ele é um dos parques mais perigosos na Europa.

O parque depois de uma pequena chuva.

Sua biodiversidade é única no continente europeu, pois lá moram leões, elefantes, o lendário Mico Azul, a onça pintada, cobras como a do filme Anaconda, entre outros bichos assassinos. Ninguém conseguiu ocupar a área, mas como ela fica no extremo europeu, os espanhóis não se importam com esse lugar.

Esse parque surgiu quando a Europa passou a ser dominada pelos humanos. Com a construção das cidades, milhares de animais fugiram da ocupação humana em direção a lugares selvagens. Todos os seres vivos pararam no fim do continente, uma área na divisa de Portugal e Espanha. Do outro lado do mar, estava o objetivo deles, que era a África. As criaturas que tinham condições de atravessar o estreito de Gibraltar o fizera, e as que não conseguiram ocuparam o sul espanhol, formando uma área selvagem.

Os humanos decidiram não expulsar os bichos de lá, já que o extremo sul espanhol não era de interesse dos humanos. Sem interferência humana, os seres vivos selvagens se reproduziram, multiplicaram suas espécies e a população de animais e plantas creceu assustadoramente. O governo espanhol, percebendo que a região se tornou perigosa, criou um parque nacional para isolar a área da civilização. Pensando num nome maneiro para pôr ao parque, os caras decidiram chamar a regão de Doñana, que em casteliano significa "região selvagem e perigosa pra caramba".

África do Sul

No macumbês Parque Nacional de uKhahlamba e numa língua mais conhecida Parque Nacional de Drakensberg é uma reserva ambiental criada pela UNESCO para garantir o futuro dos alpinistas africanos e preservar espécies de plantas e animais única no mundo que vivem na região.

O Parque se localiza na Cordilheira da uKhahlamba/Drakensberg, a ponta do Grande Planalto Africano na África do Sul e portão de entrada para o Inferno. A região é como no Brasil aquela serra que precede o mar, só que na África do Sul a segurança das pessoas é prezada e é permanentemente proibido construções nas encostas de Drakensberg.

Parte das Cordilheiras englobam o Lesoto, mas esse trecho não é considerado reserva, então no Lestoto cada um faz o que bem entender em uKhahlamba/Drakensberg. Sem contar que a Cordilheira de uKhahlamba/Drakensberg serve como fronteira isolacional natural entre África do Sul e Lesoto.

É no Parque que se encontra as Cataratas do Tugela, uma queda d'água gigante aonde adolescentes a procura de sexo e drogas gostam de ir acampar.

Drakensberg é famoso por seus 360° de Robustas Montanhas, muito espaço e muito eco.

Como não pode faltar na África do Sul, há cavernas de diamantes no Parque, mas está proibida sua extração. A região logo é o Parque de Preservação Ambiental com os Guardas Florestais mais bem armados do mundo.

O Parque tem como atração principal as Montanhas do Dragão que são aquelas rochosas sinistras que ninguém nunca mais voltou.

Há também as Barreiras de Lanças que são uma cerca de arame farpado elétrica natural que delimita as fronteiras do Parque Drakensberg.