segunda-feira, 25 de abril de 2011


Caracteristicas Psicológicas do Adolescente

Apesar das diferenças individuais da idade, de maturidade, é possível assimilar grandes etapas que nos sirvam de orientação geral, embora não correspondam nunca a um adolescente particular.

Pré-adolescência – período anterior aos 10-12 anos
Adolescência (período central) – 13-16 anos
Adolescência (período final) – 17-21 anos

Como os rapazes amadurecem um pouco mais tarde que as raparigas, podemos considerar que para elas as etapas serão aproximadamente as seguintes:

Pré-adolescência – 10 a 11 anos
Adolescência (período central) – 12 a 16 anos

Adolescência (período final) – 17 a 20 anos


http://educacao.aaldeia.net/psicologia-jovem-1316-anos/

segunda-feira, 11 de abril de 2011


Problemas do Sistema Endócrino

Depressão

Em psicologia a depressão pertence às doenças endócrinas, ou seja, é um problema de desequilíbrio do funcionamento das nossas glândulas cerebrais. A sintomática básica, apesar de poder ser muito individual, pode ser resumida como segue:

1. Medo ou tristeza profunda
2. Os pensamentos e as emoções estão bloqueados
3. Processos mentais ou mentais/físicos estão em desequilíbrio
4. A depressão provoca na maioria das vezes problemas físicos como: neurastenia, batimentos cardíacos lentos e hipotensão. Há falta de apetite, a digestão é difícil e a respiração é lenta e pesada. O sono não é profundo.
5. O problema maior do depressivo é que a vida para ele/ela não tem estímulo. Não existem metas. Ele/ela não gosta de si, tem complexo de inferioridade e principalmente sentimento de culpa.

As causas da depressão são na maioria das vezes difíceis de detectar. Às vezes uma doença passageira e banal leva o indivíduo à depressão. Contudo, alguns fatores característicos são idênticos nas pessoas deprimidas, como: a procura por amor e uma vontade insaciável por ser amado, sendo que por outro lado a pessoa deprimida não é capaz de dar amor. Este dilema o leva muitas vezes à auto-depreciação.

http://www.iaol.com.br/redeholistica/texto.php?id_artigo=225&C=30&S=0

Como Funcionam os hormônios no corpo humano

A maioria dos hormônios é lançada diretamente no sangue, onde circulam através do corpo em concentrações muito baixas. Alguns hormônios trafegam intactos pela corrente sangüínea. Outros já precisam de uma substância portadora, como uma molécula de proteína, para se manterem dissolvidos no sangue. Essas portadoras também funcionam como reservatórios de hormônios, mantendo constante a concentração hormonal e protegendo o hormônio a que estão ligadas contra decomposição química no decorrer do tempo.
Os hormônios trafegam pelo sangue até atingirem seus tecidos-alvo, onde eles ativam uma série de alterações químicas. Para atingir um pretendido resultado, um hormônio precisa ser reconhecido por uma proteína especializada nas células do tecido-alvo, chamada de "receptor". Normalmente, hormônios hidrossolúveis (que se dissolvem em água) usam receptores localizados na superfície da membrana da célula do tecido-alvo. Uma série de moléculas especiais no interior da célula, conhecidas como "segundos mensageiros", transportam as informações do hormônio para o interior da célula. Já os hormônios lipossolúveis (se dissolvem em gordura), como os esteróides, passam através da membrana da célula e ligam-se a receptores encontrados no citoplasma. Quando um receptor e um hormônio se ligam, as moléculas de ambos passam por alterações estruturais que ativam mecanismos no interior da célula. Esses mecanismos produzem os efeitos especiais induzidos pelos hormônios.

http://www.novatrh.net/hormones.html







segunda-feira, 4 de abril de 2011


O que são células tronco?

São células que ainda não possuem características que as diferenciam e, por isso, apresentam grande capacidade de transformação. Graças a esse poder de mutação, podem vir a formar diferentes tecidos do corpo humano. As demais células, para se ter idéia, geralmente só conseguem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: as células da pele apenas constituem a pele).

Onde podem ser encontradas?

Embriões
Tecidos adultos, como sistema nervoso, fígado, intestino e medula óssea
Cordão umbilical de recém-nascidos
.

Célula SANGUÍNEA

Célula sanguínea é a designação genérica dada a qualquer célula constituinte do sangue. São os principais constituintes dos chamados "elementos figurados". Nos mamíferos podemos considerar duas categorias principais:

As plaquetas sanguíneas não são, na realidade, células sanguíneas. São fragmentos celulares produzidos na medula óssea.