terça-feira, 23 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Equinodermos
significado do nome: Corpo coberto de espinhos.
Exemplos: Estrela - do - mar , pepino - do - mar e bolacha - do - mar.
Habitat: Marinhos
Curiosidades: Os equinodermos são eu seres do filo Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por), pertencente à clado Deuterostomia do reino Animalia. São animaismarinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Como exemplo podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
Artrópodes
Quilópodes: Lacraia (piolho - de - cobra).
Diplópodes: Emboa (Centopéia)
Habitat: Sob pedras, em burracos no solo.
Curiosidades: Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animaisinvertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados e terem vários pares de pernas. Compõem o maior filo de animais existentes, representados pelos gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopeias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas (apenas mais de 890.000 segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura
Artrópodes - Aracnídeos
Exemplos: aranhas,opiliões,ácores,cravo (pele humana),...
Habitat: Terrestres, acumulo de entulho, locais empoeirados.
Curiosidades: Os aracnídeos (do latim científico: Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, por que as aranhas foram os primeiros membros à pertencer a esta classe. Quase todas as espécies sãoanimais terrestres.
Artrópodes - Crustáceos
Exemplos:Siri,lagostas, camarão, caranguejo...
Habitat: Aquáticos (aguá doce e salgada)
Curiosidade: Os crustáceos são animais invertebrados. O grupo é bastante numeroso e diversificado e inclui cerca de 50.000 espécies descritas. A maioria dos crustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões e as cracas e percebes, tatuís ou Emerita brasiliensis (que vivem enterrados nas areias das praias do Brasil), os siris e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como a pulga da água (Daphnia) e o camarão do Rio São Francisco do estado da Bahia (Brasil) e mesmo crustáceos terrestres como o bicho-da-conta e o tatuzinho de jardim que habita as terras brasileiras.
Artrópodes - Insetos
Significado do nome: Animais de patas articuladas.
Exemplos: Mosquitos,moscas,grilo,besouros,borboletas,...
Habitat: Habitam todos os locais.
Nutrição: Muito variada.
Curiosidades: Os insetos (português brasileiro) ou insectos (português europeu) (AO 1990: insetos) são animaisinvertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três partes (cabeça, tórax eabdómen ), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Pertencem à classe Insecta, o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
Moluscolos
Significado do nome: Animais de corpo mole.
Exemplos: Lula,polvo,lesmas,ostras,caracóis...
Habitat: Ambientes aquáticos e terrestres.
Nutrição: Variada (animais e plantas)
Curiosidades: Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com osórgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
Anelídios
Significado do nome: Verme com o corpo dividido em anéis
Exemplos: Minhocas,minhocoçu,sanguessugas,poliquetas...
Habitat: Vivem em locais úmidos,sombrios e em ambientes aquáticos.
Nutrição: Restos de plantas e outros animais.
sanguessuga - sangue de outros animais.
Curiosidades: Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais, seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus.
As minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus, em extremidades opostas; e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da região anterior.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Nematóides (asquelmintos)
Significado do nome: vermes de corpo cilíndrico.
Exemplos: Ascaris lumbricoides (lombriga),Entherobios vermicularis (oxiúros),
Larva migrans cutânea (bicho geográfico)
Habitat: vivem dentro de outros organismos.
Nutrição: por serem vermes parasitas se alimentam dos nutrientes encontrados no organismo de outros seres vivos de sangue quente.
Importância - Higiene pessoal,alimentar
Para evitar as parasitoses podem ser tomados alguns cuidados:
- Beber somente água fervida ou filtrada
- Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes ou lavá-las usando pastilhas de cloro que podem ser compradas nas farmácias
- Ferver, por pelo menos 5 minutos, as chupetas e os bicos de mamadeira, antes de usá-los
- Nunca oferecer a uma criança uma chupeta que caiu no chão antes de limpá-la adequadamente
- Manter as instalações sanitárias limpas
- Lavar as mãos antes e após o uso do banheiro e antes de todas as refeições...
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Platelmintes
Significado do nome: Verme de corpo achatado.
Exemplos: Schitossoma mansoni, Taenia sollium, Taenia saginata.
Habitat: Vivem dentro de outros organismos
Nutrição: Por serem vermes parasitas se alimentam dos nutrientes encontrados no organismo de outros seres vivos de sangue quente.
Importância: Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos.
Assinar:
Postagens (Atom)